“Não se trata de ter ideias, mas sim de levar essas ideias para a vida real.”
Scott Belsky, cofundador do Behance
O dicionário diz que empreender é o ato de ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma acção ou um empreendimento, geralmente difícil. Hoje em dia, associamos o empreendedorismo a alguém que cria o seu próprio negócio, tenha, ou não, deixado um emprego estável para trás.
Empreender exige coragem, resiliência e uma grande pitada de fé. Pode significar noites sem dormir, ausência de férias, menos tempo para família e amigos, grande investimento financeiro, horas a lidar com burocracia e, até, vontade de desistir. Mas calma! Como partilhámos neste artigo também existem bons motivos para empreender. A questão que lhe colocamos hoje é: está preparado para empreender?
Para ajudá-lo (a) a responder a esta questão, reunimos vários pontos que deverá ter em conta para perceber se o empreendedorismo é uma forma de viver que se coaduna com a sua forma de estar.
Empreender implica uma grande ginástica física e mental. Implica talento e uma grande capacidade de lidar com o risco e a instabilidade. Se aguenta com todos estes fatores, então força! Dê o primeiro passo. Mas nunca se esquece que se falhar, você não é um (a) falhado (a), porque só falha quem não tenta.
Se já tomou a decisão de que quer tornar-se um (a) empreendedor, partilhamos consigo a nossa agenda, onde encontra workshops e formações que podem fazer a diferença na sua vida. Começa já amanhã a formação “Qualidade no Serviço ao Cliente”, depois, no dia 15, a nossa proposta é “Escrita Criativa na Prática” e a partir de 27 de Setembro arranca “Gestão de Carreira”. Em qual se vai inscrever?
Por fim, sugerimos que visite o nosso site onde também pode ficar a conhecer melhor o trabalho que desenvolvemos na área de Recrutamento, Consultoria de Carreira e Consultoria Estratégica de RH.
Se tiver algum assunto sobre o qual tem dúvidas e sente que podemos ajudar a esclarecer, contacte-nos.
Obrigada e até Outubro,
Be Talent Consulting
P.S Para hoje, deixamos-lhe uma frase do escritor português, Miguel Esteves Cardoso, que mostra como é fácil criar algo e que o mais difícil é manter esse algo: “Começar é fácil. Acabar é mais fácil ainda. Por isso respeito cada vez menos estas actividades. Aprendi que o mais natural é criar e o mais difícil de tudo é continuar. A actividade que eu mais amo e respeito é a actividade de manter.”